Tuesday 18 December 2007

Romance no frio


slots

Romance no frio

Dário, não sabe da dureza da vida, ou talvez não haja tal crueldade. Tudo se ultrapassa com união, não há pobreza quando se serram as fileiras, esse é o segredo das vitórias na vida, quando se quer, tudo se tem, não tem nada que saber é só agarrar a vida, com força com garra e com ritmo, em moleza vem a pobreza. Não faz assim tanta mossa quando se cria uma cerca bem redondinha, onde os lassos de amor fiam mais fortes, cerram quando é preciso fechar o cerco às contrariedades.

As casas denunciam as carências, mas há sempre a mão que não verga e vão-se melhorando as coisas. As ambições injectam a vontade de ver tudo o que vai aparecendo. A toda a hora tudo vai mudando, alisando, houve há poucos dias o Tratado de Lisboa. Quem não percebeu todo o movimento, é só simples, vinte e sete Países deram mais um passo para estes Países serem todos irmãos, fazerem um todo, unidos e solidários, guerra como noutros tempos não, essa é a intenção e uns exemplos aos outros todos que ainda andam a carpir ódios e vinganças. Devagar chega-se lá.

Marta, sabe da vida, e quer mais desta, dos encantos das dores, sim porque as dores também fazem falta, para caldear as coisas, o bem o mal, a decência a nobreza etc. Cada dia há diferenças, coisas nem pensadas e elas aparecem, com luta sim, e o mistério do que por vezes vai aparecendo e também o reverso da medalha, coisas dolorosas que a Marta sabe dar a volta, com mais ou menos peso ou pesadelo. Esse também tem de ser vergado ao sabor da luta nunca negada, queixinhas não. Para quê se ela a vida encarrega-se de desdramatizar algum entrave. Não é sempre assim.

Ainda a Marta, adora escrever no “Laptop” com cara mais sofisticada o Windows Vista, no qual se lançam estas letras abstractas, onde nos encanta a qualidade trabalhada neste companheiro desconhecido, faz-nos rir a sua sofisticação, são essas as nossas caridosas letrinhas que vão obedecendo aos nossos dedos e às nossas escritas, mais ou menos à altura da obra em curso. Sem queixumes, quando o usuário não esteja à altura do objectivo.

Mal e em luta muito desigual estão os refugiados que procuram às cegas um trabalho na Europa, essa mesmo que falei no início deste impagável Romance ao vivo, cruzaram o mar, querem melhorar as suas vidas na Europa, essa que falamos, chegaram, já se sentem melhor, eles quiseram mudar e têm de vencer. Sentir-se-ão ao pensar em Marrocos e um dia sentirão que valeu a pena, vale sempre a pena quando a alma não é pequena.

Segue-se o próximo episódio.

Eduardo Moreira

No comments: