Friday 21 December 2007

Dr. Mário Soares



slots

Dr. Mário Soares

Gostei de o ver ontem navegando pela sua sabedoria, pelo seu humanismo, pelo seu carisma, pela sua alma. Eu sou um seguidor do seu percurso desde o 25 de Abril. Eu nunca fui muito de ídolos, mas confesso que o admiro muito, especialmente pelo seu carácter de homem justo e muito inteligente. Temos uma coisa em comum desde o “Sptember Elevan” 2001, senti logo no momento da catástrofe que não se deveria retaliar, pois o importante era, de uma vez por todas os nossos amigos americanos que pensavam ser intocáveis sofreram a maior das surpresas. O que aconteceu, aconteceu, resta saber onde está a semente de tanto ódio da parte de quem está tão humilhado que prepararam a sua própria morte para mostrar ao mundo que eles também existem e querem ser respeitados dentro dos seus modos de estar de viver, de respeitarem o seu passado.

Essa lição tem sido dada por Mário Soares em todo o seu percurso, esteve sempre com todos, independentemente dos sentimentos de todos, aí esteve sempre uma palavra humana, estivessem esses em qualquer estado de espírito. Tem que se dialogar com todos. Outros que estariam em boas condições para dar um exemplo de carácter e senhores das melhores armas viram muito mal todos os “filmes” ligados a este fenómeno de humilhação perante a força bruta.
Foi um desfolhar de cultura e inteligência o que se presenciou na televisão ontem à noite Soares, foi um show, nos seus ainda bem frescos anos, levou-nos para a União Europeia, grande lance à Soares, o Portugal oprimido humilhado, somos ainda hoje um parceiro na Europa mas ainda a patinar no egoísmo e na estupidez de quem governou empurrando o País para a ignorância, beneficiando os ricos que tinham uma visão mesquinha do mal que faziam ao País relegando-o para o atraso, de fora se dizia que era um País de camponeses e emigrantes.

Há porem homens e Homens, Mário Soares, tem vivido como um Homem decente, aquele que ama o seu País e é um Homem que sabe estender a mão a todos, sinceramente e sem medo. Merece o respeito de todos e assim pode continuar a navegar no seu próprio repositório de sabedoria, lançando para o Mundo o caminho seguir na dignidade e na frontalidade.
Eu não sou ninguém, mas sei o suficiente para distinguir a arrogância e a estupidez com a clarividência de quem respeita todos os outros e põe à frente o diálogo. Espero continuar a velo brilhar como um farol de sabedoria na cabeça de todos.

Eduardo Moreira

No comments: