Saturday 8 December 2007

Cimeira UE-África


slots

Cimeira UE-África
DARFUR

Mas que grande azafama vai por aqui neste cantinho Europeu, primeira coisa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, estava, não sei se ainda está, com grande preocupação dizendo que a vinda do Sr. Roberto Mugabe, era melhor que não viesse, às tantas faz tanto ruído que atrapalha tudo, era melhor que não viesse, mas olha, já que cá está paciência. Há muita gente que ainda não viu bem o filme, isto agora vai fiar mais fino, os pobres, já não aguentam tanta hipocrisia e vão dizer basta, basta de tanto sofrer.

Eles levam com sanções na cara, porque estão numa desgraça, e as soluções que apresentam são mais sanções e ainda esperam que eles levantem a cabeça. Dizem que os direitos humanos não são cumpridos, mas quem é que tem vagar para pensar nessas coisas se as prioridades são a sobrevivência no dia a dia. Uma coisa tem de ser compreendida, há que encarar de frente o sofrimento que se mantém no Darfur e esse objectivo tem como acção principal, levar o mundo mais desenvolvido a assumir muitas culpas, que as têm, e, parar com hipocrisias.

Uma coisa engraçada, o Sr. Gordon Brown recusou-se a apertar a mão ao Sr. Zimbabwe, errado, é feio chegar a essa barbaridade, dado que o que está em causa é um País e um povo que, no seu direito, afronta-se com a exuberância dos poderosos mimados, e não se chega à frente para ajudar, isto, passando, sem qualquer tique sobranceiro e arrogante, têm a obrigação de dar as duas mãos, pelo humanismo e pelo dever de sentir essa obrigação.

Outra, esta com o Sr. Blare, ex-Primeiro Ministro de Sua Majestade. Vi-o um dia destes, dizer que está a trabalhar para se chegar à Paz, mas desta vez, haja Deus, vai ser atravez do diálogo, Bingo Senhor Blare vale mais tarde do que nunca. Cá por mim não tive dúvidas e concluí rapidamente desde o 11 de Setembro de 2001. Será que se vai chegar lá? Não se sabe, mas que nós assim o desejamos é verdade. Pelo Diálogo já.

Eduardo Moreira

No comments: