Thursday 10 January 2008

O novo Aeroporto



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Muito bem Sr. Ministro Mário Lino

Por uma vez ouço dizer que em primeiro ligar estão os interesses do País

Até que enfim, vai-se avançar com o desejado lugar do pássaro gigante, ou seja o novo Aeroporto. Está bem, grande investimento, ando um bom bocado azedo a grandes megalomanias, mas neste caso tem de ser, temos de voar pelo Mundo fora, qual pássaro migratório, as cegonhas estão a mudar de hábitos, viram por aqui um País tão a jeito que vão ficando por cá, casa feita nos altos postes, sem medo dos riscos eléctricos e mais suaves nos postes das linhas telefónicas. Boa, Cegonhas.

Deixemos as amigas e vamos para outro tema que foi a hipocrisia dos Senhores deputados da oposição, que esgrimiram palavreado balofo pelo facto da decisão inteligente do Primeiro-ministro de ratificar o tratado de Lisboa, falsos, pareciam uma cambada de empata-fadas, completamente desinteressados dos interesses do País.

Pelo menos ouvi alguém dizer, por uma vez que, haja Deus, que em primeiro lugar estão os interesses do País.
Fico por aqui, satisfeito com alguma higiene política.

Eduardo Moreira

O novo Aeroporto
Acesso ao sumário executivo do estudo O Governo decidiu esta quinta-feira que Alcochete será a localização do novo aeroporto. Para esta selecção, foi fundamental o estudo realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Veja aqui as conclusões do estudo do LNEC:
1. É técnica e economicamente viável, em ambas as localizações (zona da Ota e zona do CTA), a construção de uma infra-estrutura aeroportuária com características adequadas para satisfazer a finalidade e os pressupostos de base que informaram a decisão governamental de dotar Lisboa de um novo aeroporto, tendo em vista o horizonte de funcionamento de 2017 a 2050;

2. Para ambas as localizações não se detectaram desconformidades com o direito ambiental europeu suficientes para fundamentar uma censura liminarmente impeditiva;

3. Em ambas as localizações a implantação do NAL impõe a adopção de medidas que garantam a observância de critérios de diversa natureza, como os de segurança, de eficiência, de competitividade e de sustentabilidade ambiental e territorial;

4. A análise custo/benefício, que inclui a componente de custos externos, mostra, através do VAL obtido, que em ambas as localizações é economicamente viável a construção do NAL, não se estabelecendo uma diferenciação significativa entre estas;

5. O facto de as duas localizações estarem situadas a distâncias semelhantes do centro de Lisboa (da ordem dos 50 km), e de distarem entre si de pouco mais de 30 km, faz com que, para a análise comparativa de alguns factores, designadamente à escala nacional ou supra nacional, a influência da localização se esbata;

6. As características próprias de cada uma das localizações e da sua envolvente são, contudo, suficientemente distintas para introduzirem aspectos diferenciadores relevantes para uma análise comparada da respectiva aptidão para acolherem a implantação de uma infra-estrutura aeroportuária como o NAL; os referidos aspectos permitiram identificar, para cada factor crítico de decisão, oportunidades e riscos associados a cada uma das localizações, o que se traduziu em vantagens ou desvantagens comparativas;

7. Em termos conclusivos, face aos resultados da análise comparada e na hipótese de ser atribuída igual importância a cada um dos factores críticos analisados (para efeitos de decisão, uma ponderação diferente terá em consideração critérios de natureza política, os quais extravasam o âmbito do presente Estudo), a localização do NAL na zona do Campo de Tiro de Alcochete (CTA) é a que, do ponto de vista técnico e financeiro, se verificou ser, globalmente, mais favorável.
Para obter mais informações sobre o estudo aceda
aqui
Continuação:
Mota-Engil está satisfeita com decisão de Alcochete
José Sócrates: «Tomámos a melhor decisão» para o país
ANA revela subida de 3,2% no aeroporto dos Açores
Monsaraz estima que Alcochete criará mais de 2 mil empregos
Quercus apela a avaliação ambiental a todas opções do aeroporto
Movimento Pró-Ota apelida escolha do Governo «precipitada e infeliz»
Modelo de privatização da ANA mantém-se
Solução de Alcochete será «integrada» com rede de transportes
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